cURL Error #:Could not resolve host: woocommerce-marketplace.com Como cuidar bem dos ouvidos do seu pet – Aulife Natural Pet Food

Como cuidar bem dos ouvidos do seu pet

lucky pets cuisine ouvidos

Higienizar constantemente os ouvidos do seu pet é uma maneira simples de manter a audição dele em perfeitas condições. Confira as dicas que separamos neste post e deixe essa tarefa mais fácil.

A audição é uma forte aliada no instinto de defesa dos pets. Sabe-se que os cães, por exemplo, tem a capacidade de ouvir um som que está até quatro vezes mais distante do que um ser humano conseguiria escutar. Além disso, eles também podem reagir a um estímulo sonoro muito mais rápido.

Qualquer tutor já deve ter percebido que seu cão, do nada, fica em posição de alerta. Pode estar um silêncio profundo ao redor, mas depois de alguns instantes é possível perceber que alguma movimentação está ocorrendo nas proximidades.

Como um aliado tão poderoso, os ouvidos devem ter uma atenção redobrada na higienização para evitar doenças, como otites, sarna de ouvido, infecções causadas por objetos estranhos, resíduos de sabão ou xampu ou, até mesmo, doenças hereditárias que podem causar inflamações graves.

Mas, quem executa ou já executou essa tarefa, sabe que não é algo tão fácil. Por ser uma área extremamente sensível, os pets tendem a ficar nervosos quando este local é tocado, pois isso gera desconforto para eles. Por isso, recomendamos que busque orientações com um veterinário sobre como realizar a limpeza.

Caso o pet tenha um comportamento negativo durante a higienização, é bom contar com a ajuda de mais uma pessoa para acompanhar o processo. Ela pode ajudar segurar e manter o animal quieto. Em algumas situações, é indicado até o uso de focinheira.

Feito a tarefa, uma maneira de recompensar o bichinho de estimação é oferecer algum tipo de guloseima, o que reforça o bom comportamento do animal e facilita as próximas oportunidades.

Limpe os ouvidos do seu pet uma vez a cada duas semanas

É preciso investigar as condições de saúde do seu pet constantemente. No entanto, no caso dos ouvidos, os veterinários recomendam que essa tarefa deve ser realizada, ao menos, uma vez a cada duas semanas. Porém, nada impede de fazer em um período menor.

Alguns tutores preferem deixar que os funcionários do pet shop aproveitem o banho e façam a limpeza. Mas, vale procurar saber como o processo é feito e, se possível, acompanhar de perto. Veja se o profissional segue as recomendações dos veterinários.

Os cães que tem orelhas maiores ou mais compridas e cheias de pelos, precisam de cuidados mais especiais. Isso porque, quanto maior for tamanho e a pelagem da área, maior será o acúmulo de umidade. Portanto, verifique se não ficou algum resíduo líquido, pois isso pode desencadear infecções, mau cheiro e até doenças crônicas mais graves, que necessitam tratamentos mais caros para o bolso.

A higienização mal feita é o que mais contribui para o acúmulo de cera e as secreções na orelha podem entupir o ouvido. Outra questão é a limpeza em excesso, mas sem secar devidamente. Quando a água do banho fica acumulada na orelha do pet, ele pode desenvolver inflamação. Então, é importante sempre garantir que esteja tudo bem seco.

Ao identificar alguns desses sintomas, procure com urgência o médico veterinário. Como todas as doenças, o tratamento é mais fácil quando o diagnóstico é feito no início.

Como limpar os ouvidos do seu pet em casa

Reforçamos a recomendação de sempre procurar a orientação do veterinário, mas, caso queira tentar limpar os ouvidos do pet em casa, siga as orientações abaixo:

  • Antes de iniciar a limpeza das orelhas, separe todos os materiais que irá utilizar no processo, para que todo o trabalho seja concluído de uma só vez.
  • Em hipótese alguma faça o uso de cotonetes, álcool e éter para higienizar a região. O mais indicado é que seja usado um produto específico (que faça a remoção do cerúmen) e um pedaço de algodão. Os cotonetes podem causar acidentes quando quem realiza o processo não tem muita prática.
  • Como falamos acima, o pet poderá ficar nervoso e não terá a calma para esperar que a limpeza seja realizada em etapas. Por isso, faça de tudo para que ele fique calmo.
  • Feito isso, coloque o cão no seu colo, garanta que a cabeça dele permaneça bem apoiada na sua perna, dobre sua orelha para cima e deixe-a aberta para que seja possível ver o conduto auditivo do animal.
  • Sem forçar a entrada do algodão ou o dedo no canal auditivo do cão, limpe a região de forma delicada e retire o máximo possível de cera e sujeira acumulada.

Pet com medo de barulho: o que fazer?

Por ouvirem mais do que nós, alguns sons em alto volume são terríveis para os pets. O barulho que causa mais transtorno para eles são os fogos de artifício. Além de causarem danos à audição dos bichos, o barulho das explosões podem resultar em ataques de pânico e traumas.

O assunto causa tanta polêmica que, em maio de 2018, uma lei foi sancionada pela Prefeitura de São Paulo, que proibia a queima de fogos com barulho. Entretanto, uma liminar, um mês depois, do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (SindiEMG), conseguiu mostrar que a lei paulistana entra em conflito com a legislação federal e estadual que tratam dos fogos de artifício.

Para diminuir o sofrimento dos animais, algumas pessoas recorrem a medicamentos, mas jamais faça isso sem a orientação de um veterinário. O efeito do remédio somado ao medo, pode causar reações inesperadas em cães e gatos.

O recomendado é ficar em casa e manter o ambiente fechado pois, devido ao pânico, alguns animais podem fugir. É recomendado também que os pets fiquem em locais cobertos, porque o barulho fica mais abafado.

Prendê-los em quintais ou varandas podem agravar o estresse. Se tiver que sair de casa, prepare a casa para que eles não se sintam solitários: deixe a televisão ligada, uma roupa com o seu cheiro e mantenha algumas luzes acesas para ajudá-los a ficarem mais confortáveis. Simular a presença de alguém pode fazer com que a ansiedade e o sentimento de insegurança deles diminua.

Agora que você já sabe como cuidar dos ouvidinhos do seu pet, que tal cuidar também da alimentação dele? Conheça o cardápio de alimentação natural da Aulife Pet Food. São dietas feitas somente com ingredientes naturais, como grãos, legumes e proteínas, que são bem aceitos pelo organismo dos animais. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *