cURL Error #:Could not resolve host: woocommerce-marketplace.com Tosar o pet no verão faz bem? – Aulife Natural Pet Food

Tosar o pet no verão faz bem?

Pra você que fica em dúvida toda vez que o clima fica mais quente, saiba que a maioria dos veterinários não recomendam tosar os pets no verão. Veja o que dizem os especialistas neste post!

Os pelos servem de proteção natural para os pets

Durante o verão, quando o sol castiga nossa pele, é necessário tomar diversas medidas para protegê-la. O mesmo vale para os cãezinhos! Mas não pense que a tosa pode ser feita em qualquer cachorro e que ela por si só é o suficiente.

Os especialistas aconselham a não tosar os cães e gatos nesta época do ano. Jean Sonnenfield, veterinário da Georgia Veterinary Specialists, de Atlanta nos Estados Unidos, conta: “Se você tem um cachorro com uma pelagem muito grossa que parece sofrer com o calor, alguns veterinários sugerem raspá-los quando o mercúrio sobe. Resista a barbear raças de pelos curtos, porque eles não se beneficiam com isso e também há o risco de queimaduras solares, uma vez raspada”.

Na verdade, qualquer cão pode sofrer queimaduras solares. Por isso, se você raspar o seu cão que tem pelo grosso, certifique-se de deixar pelo menos uma polegada de pelo para manter a proteção natural de sua pele contra os raios do sol.

Se o seu cachorro fica o tempo todo fora de casa, tem um casaco emaranhado e fica molhado com frequência, ele pode desenvolver uma condição desagradável chamada Miíase (larvas na pele). Nesse caso, um barbear de verão pode ser útil, mas discuta primeiro com seu veterinário.

Saiba como manter seu pet fresquinho no verão

Quando chega o verão, a melhor coisa que você pode fazer para o seu pet, é ajudá-lo a ficar sossegado, em um lugar fresco. Nunca deixe seu animal de estimação, por exemplo, em um carro estacionado, por qualquer período de tempo. O ambiente fica rapidamente muito quente e isso pode ser mortal.

Certifique-se que ele tenha sempre bastante água limpa e fresca e, em dias realmente quentes, tente colocar cubos de gelo em sua tigela. Certifique-se também que ele tenha um lugar com sombra para sair do sol e o mantenha dentro de casa quando estiver muito quente.

A temperatura normal do seu pet pode variar entre 37 e 39°C. A maneira principal que ele usa para se resfriar é através da respiração ofegante, que funciona melhor se o ar ao redor dele estiver mais frio que a sua temperatura corporal. Por isso é importante evitar deixá-lo exposto por muito tempo aos raios solares.

Para ajudar o ar a circular perto da pele e deixar o seu pet mais fresco, escove diariamente seus pelos e remova as partes “mortas”. Além disso, nos meses de verão ele pode ser picado por insetos que causam dermatite úmida, uma infecção de pele. A remoção dos pelos emaranhados ajuda a pele a ficar mais seca.

Caso ele superaqueça, aja rápido! Leve-o com urgência ao veterinário. Sinais de que ele pode ter superaquecido incluem: problemas respiratórios, respiração ofegante, baba, fraqueza, estupor e uma frequência cardíaca elevada. Os sintomas também podem incluir convulsões, vômitos, temperatura acima de 40ºC e diarreia com sangue.

Qual é a melhor época para tosar o cachorro?

Você pode escolher a época que faz menos calor para não acabar queimando a pele do seu pet com o sol. Mas, por outro lado, as épocas mais frias deixam os cães vulneráveis, uma vez que os pelos funcionam como proteção.

Portanto, não há uma época ideal e sim a recomendação do veterinário. A opinião de um especialista, na maioria das vezes, é precisa e ajuda muito na resolução de problemas.

Como fazer a tosa do seu pet em casa

Se você planeja tosar o seu pet para o verão, antes de tudo, pense em contratar um profissional. É provável que você tenha pouca experiência e muitos animais podem ficar nervosos, o que aumenta o potencial para acidentes dolorosos. Mas, caso queira fazer a tosa em casa, os veterinários dão algumas dicas:

  • Mantenha a qualidade da tesoura, pois apenas alguns minutos de uso são suficientes para que as lâminas clipper fiquem quentes o suficiente para queimar o seu cão.
  • Faça pausas frequentes para deixar os alicates e as mãos descansarem. Para manter os cortes precisos, use o lubrificante que, geralmente, vem com eles.
  • Deixe, pelo menos, um centímetro de pelo ao tosar seu pet. Isso dá para ele corpo suficiente para se proteger de queimaduras solares e noites frias de verão.
  • Resista a tentação de raspar o seu cão perto da pele. Isso não só aumenta os riscos de queimaduras solares dolorosas, como deixar a pele dele vulnerável.

Para mais dicas sobre o mundo dos pets, acompanhe as nossas redes sociais, Facebook e Instagram. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *