cURL Error #:Could not resolve host: woocommerce-marketplace.com 10 perguntas e respostas sobre o sono dos pets – Aulife Natural Pet Food

10 perguntas e respostas sobre o sono dos pets

sono dos pets

Assim como nós, humanos, os animais também precisam dormir bem para evitar problemas de saúde. Saiba como ajudar o seu pet a curtir um sono tranquilo neste post!

Todos os animais precisam de um tempo para descansar e recuperar as energias, seja durante o dia ou à noite. A maneira como um pet curte o sono, por exemplo, pode revelar muitas de suas características e até a sua personalidade. Entenda agora mesmo como funciona e saiba como ajudar o seu pet a curtir um sono tranquilo!

Sono dos cães

De acordo com o estudo da “The National Sleep Foundation”, uma organização americana que pesquisa o sono, a média de sono dos cães giram em torno de 12 a 14 horas por dia. Os veterinários que estudam o assunto, no entanto, alertam que os cachorros de porte grande precisam de mais tempo para se sentirem dispostos.

A recomendação é que você preste muita atenção em qualquer alteração repentina no comportamento do seu pet, pois, mesmo que seja pouco ou muito, o sono serve de alerta para que você perceba quando alguma coisa não anda bem com a saúde do seu amigo.

Sono dos gatos

Os gatos costumam dormir um pouco mais do que os cães, podendo chegar a 16 horas de sono. Eles estão no grupo dos mamíferos que mais dormem.

Como são considerados presas e predadores, os gatos domésticos só dormem em lugares que se sentem seguros. E, já que são biologicamente mais ativos ao anoitecer ou quando há menos luz, costumam dormir muito mais durante o dia.

Uma outra curiosidade, é que eles têm a capacidade de deixar seu olfato e sua audição ativos durante boa parte do sono. Então, não se assuste ao vê-lo dormindo em uma posição aparentemente desconfortável.

10 perguntas e respostas sobre o sono dos pets

1 – Existe alguma diferença entre o sono dos animais e o dos humanos?

Na teoria, não há diferença. Ambos precisam de um período de descanso para repor as energias. O que muda é que os cães ficam mais em alerta, ou seja o sono é mais leve. Ao menor barulho, eles acordam e ficam prontos para qualquer atividade.

2 – Os cães sonham?

Claro que sonham! Os cachorros em momentos de sono profundo, por exemplo, até podem parecer que estão acordados. Alguns latem, movimentam as patas, as orelhas, abrem a boca. É assim que eles sonham.

3 – Os cachorros também sofrem com a insônia?

A composição genética provoca esse problema. A medida que há a degeneração cerebral, isso faz com que o período de sono seja prejudicado e pode provocar a insônia.

4 – Quando o pet dorme demais é sinal de que ele está doente?

Muita calma nessa hora! Os veterinários dizem que existe uma diferença entre sonolência e prostração. Quando o animal está sonolento, isso pode ser sinal de calor, cansaço, fome, entre outras perturbações. Por outro lado, o animal muito parado, totalmente avesso às atividades rotineiras, aí sim alguma coisa não está bem e pode indicar algum tipo de problema de saúde.

5 – O que fazer para descobrir se é doença ou manha?

Com a menor mudança de comportamento, a indicação é procurar o veterinário de confiança, mas quando existe uma doença, outros sintomas podem vir acompanhando. Então, o profissional saberá como proceder nas avaliações para descobrir se há ou não um problema.

6 – É mito ou verdade que o pet mais velho e obeso tem mais sono?

Com o tempo, assim como nós humanos, os animais não possuem a mesma vontade de realizar atividades físicas. Isso ocorre também por causa de alterações endócrinas. Procure sempre fazer exames periódicos para avaliar a saúde e evitar problemas futuros no seu pet. Uma medida mais simples, barata e divertida, é deixá-lo sempre em movimentação, com brincadeiras e passeios. Mente ativa é um santo remédio, para o tutor e seu fiel escudeiro.

7 – Por que algumas raças de cães dormem mais do que outras?

A natureza é pródiga em criar diferentes tipos de pessoas e animais. Cada uma tem suas características. No caso da raças caninas, algumas podem ser mais calmas que outras durante o período de descanso.

8 – É fácil descobrir se o seu cão está em sono profundo?

Os veterinários dizem que alguns sinais de sono profundo são fáceis de detectar. O cão fica relaxado, não se mexe quando há movimentos ao seu redor, a respiração é regular e ele dorme de barriga para cima.

9 – Como deve ser o ambiente para os cães dormirem?

Não há diferença em relação aos seres humanos. Silêncio é fundamental na hora de dormir. Outro ponto é em relação à luminosidade. Quanto mais favoráveis essas condições, melhor será o aproveitamento do tempo de descanso.

10 – Qual é a influência das atividades físicas para o sono dos cachorros?

É possível afirmar que a relação é a seguinte: quanto menos atividades físicas ao longo do dia, mais sono eles terão. Por exemplo, no caso dos animais que passam muito tempo longe dos tutores e distantes da vida agitada, o período de descanso tende a ser maior.

Acompanhe as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para saber mais sobre como melhorar a vida do seu amigão de quatro patas. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *